Central do cliente
Esqueci minha senha
Home Contato
Home » Notícias
São Paulo perde R$ 132 bilhões por ano para sonegação
Postado em: 24/06/2013
São Paulo perde R$ 132 bilhões por ano para sonegação
No estado de São Paulo, o valor equivale a 24,5% do total arrecadado, considerando os impostos das três esferas

Se não houvesse sonegação fiscal no estado, os contribuintes atuais poderiam ser desonerados em quase 25% da carga atual

São Paulo - O estado de São Paulo deixa de arrecadar cerca de 132,8 bilhões de reais por ano por causa da sonegação. É isso que mostra o “Sonegômetro”, que circula pela cidade no começo dessa semana. O valor equivale a 24,5% do total arrecadado, considerando osimpostos das três esferas (federal, estadual e municipal) ou a 9,6% do PIB.

Se não houvesse sonegação fiscal em São Paulo, os contribuintes atuais poderiam ser desonerados em quase 25% da carga atual sem que a arrecadação fosse prejudicada, segundo o Sinprofaz. Nesta segunda (24) e terça-feira (25), um placar móvel do sonegômetro circulará pela cidade de São Paulo, mostrando em tempo real o quanto o estado deixa de arrecadar todos os dias.

O “Sonegômetro” mensura a sonegação fiscal em tempo real. Ele foi desenvolvido pelo Sinprofaz (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional). Para chegar ao índice de sonegação, o estudo selecionou 13 tributos que correspondem ao 87,4% do total da arrecadação tributária no Brasil (IR, IPI, IOF, INSS, COFINS, CSLL, FGTS, ICMS, ISS, dentre outros). De acordo com o estudo, a arrecadação brasileira poderia ser 23% maior caso fosse possível eliminar a evasão tributária.

A contagem do “Sonegômetro” começou no dia 1º de janeiro deste ano e já está próxima dos 200 bilhões de reais. Estudo elaborado pelo sindicato mostra que o Brasil deixa de arrecadar 415 bilhões de reais por ano (o equivalente a 10% do PIB). O valor estimado de sonegação tributária é superior a tudo que foi arrecadado em 2011 de Imposto de Renda (278, 3 bilhões de reais). 

 

Fonte: exame.abril.com.br/economia/noticias/sao-paulo-perde-r-132-bilhoes-por-ano-para-sonegacao
Parceiros
SEJA UM PARCEIRO!
SEJA UM PARCEIRO!
SEJA UM PARCEIRO!
SEJA UM PARCEIRO!
EPIRA
SEJA UM PARCEIRO!
SEJA UM PARCEIRO!
COGNITOS
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
EverNET - Sites e Sistemas Online
EPIRA
 
Home Sobre o site Contato Anuncie
Valid XHTML 1.0 Transitional
Atenção: O Guia Metalúrgico não se responsabiliza pelos anúncios constantes de seu site, que são de responsabilidade exclusiva de cada anunciante
Copyright © 2012 - Guia Metalúrgico, Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela   |