Central do cliente
Esqueci minha senha
Home Contato
Home » Notícias
FT diz que sensação de bem-estar no Brasil é “fachada“
Postado em: 21/05/2013
FT diz que sensação de bem-estar no Brasil é “fachada“
Dilma Rousseff: “O estilo ‘mandão‘ dela não é adequado para a persuasão colaborativa exigida pelo tipo particular de política de coalizão do Brasil“, diz editorial do Financial Times sobre a presidente

Em editorial publicado nesta segunda-feira, o jornal diz que o estilo "mandão" de Dilma Rousseff é bom para evitar a corrupção, mas estaria atrasando a economia

 

Londres - O Brasil precisa correr para aproveitar o capital internacional existente, que atualmente é barato e abundante, para aumentar o investimento na economia. A sugestão é do jornal Financial Times.

Em editorial publicado nesta segunda-feira, 20, a publicação diz que a sensação de que tudo corre bem no Brasil é apenas uma "fachada" e diz que o estilo "mandão" de Dilma Rousseff é bom para evitar a corrupção, mas estaria atrasando a economia, especialmente o investimento.

O texto critica ainda a escolha do governo: em vez de reformas amplas, apoia setores "mimados", como as montadoras.

O editorial diz que o Brasil "corre o risco, mais uma vez, de frustrar imensas expectativas".

"A aparente sensação de bem-estar do Brasil é uma fachada. O crescimento da economia no ano passado foi de menos de 1%, pouco melhor que a zona do euro. Este ano, o Brasil está crescendo menos que o Japão. A inflação está corroendo a confiança do consumidor e há uma sensação de mal-estar. A causa é o abrandamento do investimento, tendência que começou em meados de 2011 e continua. Mais investimento é exatamente o que o Brasil precisa para manter os empregos e tornar-se a potência global a que aspira ser."

O texto lembra que o investimento brasileiro equivale a 18% do Produto Interno Bruto (PIB), bem menos que os 24% destinados pelos vizinhos latino-americanos e os quase 30% dos países da Ásia.

A culpa, diz o FT, é dos governantes e o problema não vem de hoje. "Brasília deve ter grande parte dessa culpa. A extravagância do modelo econômico impulsionado pelo consumo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se esgotou. O modelo Dilma, apesar dos primeiros sinais promissores, está provando (apenas) ser um pouco melhor", diz o texto.

"O estilo 'mandão' dela não é adequado para a persuasão colaborativa exigida pelo tipo particular de política de coalizão do Brasil. A tomada de decisão tem sido centralizada, o que evita a corrupção, mas retarda o processo. Dilma também tem evitado consistentemente as reformas orientadas para o mercado em favor do protecionismo de alguns setores preferidos e seus lobbies, como as mimadas montadoras", critica o texto.

Para o FT, outro exemplo dessa falta de foco do governo brasileiro está na infraestrutura.

"O Brasil quer captar bilhões de dólares para a construção de novos portos, aeroportos, viadutos e estradas. Existe o interesse e o compromisso firme dos investidores. No entanto, surpreendentemente, o marco regulatório em vigor não é apropriado para permitir a construção dessa nova infraestrutura. O dinheiro está sendo deixado sobre a mesa desnecessariamente", diz o texto.

"O Brasil precisa desesperadamente de mais investimento. O baixo nível da poupança interna significa que grande parte desse financiamento deve vir do exterior. O capital está barato no momento, mas não será para sempre. O Brasil tem uma grande janela de oportunidade. Dilma Rousseff e seu governo precisam fazer as coisas acontecerem enquanto essa janela segue aberta", diz o editorial.

 

 

Fonte: exame.abril.com.br/economia/noticias/ft-diz-que-sensacao-de-bem-estar-no-brasil-e-fachada
GUIA 6 ANOS
Parceiros
COGNITOS
SEJA UM PARCEIRO!
SEJA UM PARCEIRO!
SEJA UM PARCEIRO!
SEJA UM PARCEIRO!
SEJA UM PARCEIRO!
SEJA UM PARCEIRO!
EPIRA
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
COM DOMINIO DA SAUDE LTDA - ME
EverNET - Sites e Sistemas Online
COGNITOS
ANUNCIE AQUI
EPIRA
 
Home Sobre o site Contato Anuncie
Valid XHTML 1.0 Transitional
Atenção: O Guia Metalúrgico não se responsabiliza pelos anúncios constantes de seu site, que são de responsabilidade exclusiva de cada anunciante
Copyright © 2012 - Guia Metalúrgico, Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela   |